Santos Mártires de Marrocos

07-JAN-2024

Santos Mártires de Marrocos
PROGRAMA DA ROMARIA
Santos Mártires de Marrocos
Paróquia de Travassô
20 e 21 Janeiro
A Romaria que lembra o martírio dos Protomártires Franciscanos – Berardo, Pedro, Adjuto, Otão e Acúrsio - primeiros mártires da Ordem de São Francisco de Assis, volta a acontecer nos dias 20 e 21 janeiro em Travassô- Águeda!
A preparação para esta festividade começa 9 dias antes - no dia 12/01 - com a tradicional novena como preparação espiritual. Em cada noite será celebrada a Eucaristia, às 19.30horas, onde será explorada uma faceta da biografia dos mártires e a sua atualidade.
Os dias da festa propriamente dita…
No dia 20 de janeiro de 2024 (sábado) a festa começará com a Eucaristia às 18 horas, celebrada na igreja de Travassô, presidida pelo Padre Júlio Grangeia e concelebrada pelo Padre Franciscano Frei Hermínio Araújo.
Após a Eucaristia far-se-à o encerramento da novena.
De seguida realizar-se-à uma homenagem, promovida pela Junta de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira em parceria com a Irmandade dos Santos Mártires, ao Padre Castro – Franciscano desta terra, falecido recentemente vítima da pandemia do Covid – e que tanto dinamizou esta Festa.
Após esta breve homenagem, cerca das 20:00h terá lugar a procissão noturna – a “Procissão dos Nús” - assim chamada porque inicialmente os peregrinos incorporavam a procissão amortalhados como forma de fazer penitência.
Esta procissão inicia na igreja matriz de Travassô em direção a Travassô de Baixo. Quando chega ao fim esta procissão – junto à capela de Nossa Senhora do Amparo, em Travassô de Baixo - haverá uma breve reflexão que será feita por um Franciscano do Convento do Varatojo, Frei Hermínio Araújo – que será o pregador desta festa quer no dia 20 (sábado) quer no dia 21 de Janeiro (Domingo).
No dia 21 será o principal dia da Festa, com a Missa matinal a ser celebrada às 8 horas na igreja Matriz de Travassô, acolhendo, assim, os peregrinos e que será presidida pelo Frade Franciscano Frei Hermínio.
Depois da Eucaristia matinal terá inicio às 10h a majestosa Procissão (com saída da igreja matriz em direção à capela N. Sra. Amparo em Travassô de Baixo e regresso à igreja) na qual se irão incorporar, principalmente, os andores dos Santos Mártires de Marrocos, de Santa Clara (Padroeira da Fala e também ela Franciscana) e de alguns outros com ligação aos Franciscanos - Francisco de Assis, Santa Rosa, Santa Margarida, Santa Clara. E é precisamente debaixo do andor de Santa Clara que muitos pais, devotamente, passam os seus filhos para que não tenham (ou deixem de ter) atraso na fala…
No final da Procissão terá lugar a Eucaristia Campal, no adro da Igreja Matriz de São Miguel de Travassô, presidida pelo Pároco, Júlio Grangeia e concelebrada pelo pregador convidado – Frei Hermínio Araújo – e pelo Padre Nestor – Chanceler da Cúria da Diocese de Aveiro.
A abrilhantar esta Festa, que se carateriza por ser exclusivamente religiosa, incorporadas nas respetivas procissões e Eucaristia Campal, estarão duas Bandas Filarmónicas - a Orquestra Filarmónica 12 de Abril, de Travassô e a Banda Castanheirense, de Castanheira do Vouga.
Tudo ingredientes para não faltar e participar nesta majestosa romaria que reúne peregrinos e fiéis de diversas Dioceses do país!
Esperamos por si
  • Partilhar